quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um menino no meio dos dinossauros do futebol

Nas últimas semanas, não se fala em outra coisa a não ser no mau comportamento do atacante Neymar, do Santos. Começou na rodada 21 do Campeonato Brasileiro no jogo contra o Ceará, quando a partida estava empatada em 1 a 1 ele decidiu fazer "gracinhas" dentro de campo e, claro, foi desaprovado pelos jogadores do Ceará. Quando o time cearense estava vencendo, foi a vez deles retribuírem o gesto do menino, mas o garoto de 18 anos não gostou da atitude, que aliás, havia realizado minutos antes e partiu para a briga.

A partir daí, as coisas começaram a virar uma bola de neve e a mídia em peso começou a questionar as atitudes do jogador. Será que ele estava sendo vítima dentro de campo ou suas provocações também eram usadas contra ele durante as partidas? E no jogo entre Santos e Atlético Goianiense no dia 15 de setembro, ele brigou com o técnico Dorival Junior que não deixou a "estrela" santista bater o pênalti.

Nos dois casos que citei anteriormente, são atitudes para pensarmos que rumo um jogador do bom nível de Neymar está tomando. A influência de seu pai, que também é empresário, está tomando, só tende a piorar a situação. Segundo o Neymar - Pai: "ele é apenas um menino de 18 anos, e que erros como esse irão acontecer, mas depois que acontece não voltam a se repetir". Será mesmo?

É expressamente importante que a partir de agora Neymar receba orientações de psicólogos e profissionais especializados neste tipo de assunto e tratamento. Sua não ida para o Chelsea pode ter trazido diversas pressões e também o "achismo" de que tudo está certo e que pode ser maior que todos. Basta pensar que ele não está sozinho nesse meio futebolístico, são diversos profissionais que tem a experiência e podem fazer com que um atleta da habilidade de Neymar , cair de produção e desaparecer do cenário do futebol. Muito disso vai depender dele, do crescimento do menino dentro do futebol. Se ele vai mudar de atitude ou não, acompanhamos nos próximos capítulos.

Um comentário:

Raphael Alves disse...

O garoto Neymar está merecendo mesmo todas as atenções. Jogando bem ou mal ele não sai dos noticiários. Fazendo gol, que mal tem. Como você disse, o acompanhamento deve ser feito, mas os gols é que importam. O Brasil precisa de jovens talentos jogando no Brasil. FICA NEYMAR!!!

Ótimo texto Mateus.