quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Regras do futebol americano


Continua as regras do futebol americano, já que a temporada começa nesta quinta-feira. Hoje falamos sobre as formas de pontuar neste esporte.

Pode-se conquistar pontos das formas seguintes:

Touchdown (6 pontos), é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização(endzone,uma parte de 10 jardas colorida no final de campo) do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca.

Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos. O "snap" é cometido na linha de 2 jardas (NFL) ou 3 jardas (futebol universitário). A equipe que defende só pode obter pontos durante uma tentativa de conversão da outra equipe no futebol universitário, no qual se um defensor obtiver a posse de bola e a transportar até à zona de finalização adversária, a sua equipe obtém dois pontos. Esta regra foi adotada pela NCAA em 1990, mas não se usa em mais lugar nenhum.

Um ponto extra, com o valor de 1 ponto, obtém-se da mesma forma que um gol de campo (field goal) durante as jogadas normais.

Uma conversão de dois pontos é obtida da mesma forma que um touchdown durante as jogadas normais.

Um gol de campo (Field Goal), que vale 3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas de gol atrás da endzone. (Se a tentativa for falhada, a bola é devolvida à linha de scrimmage original - na NFL, o local do pontapé -, e a posse é dada à outra equipe.). É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória.

Uma segurança (Safety), com o valor de 2 pontos, é obtida quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.

4 comentários:

Juliane Soska disse...

bah, e eu assisto os filmes de sessão da tarde e nunca entendo nada...

ou melhor, eu assistia, né
pq agora eu sou adultinha e trabalho de tarde.

Juliane Soska disse...

eu acho esse esporte muito violento.
como falamos hj, eu lembrei: taco deveria ser considerado um esporte de fato.
é bem mais tri que futebol, por exemplo.

Juliane Soska disse...

aaaaaaahhhh
comentei na enquete
vou votar no liverpool pq me lembra dos jovens talentosos de lás e que fizeram só um pouquinho de sucesso com esse tal de roquenrou...rsrss

no manchester united não voto nem fu*****
tu sabe pq
ahahaha

Mateus Trindade disse...

Mas se tu for ver todo o esporte tem seu perigo. Como eu disse ontem eu já levei uma tacada no rosto jogando taco. E liverpool foi uma boa escolha, tem muitas chances este ano. E futebol americano ainda tem tempo de aprender, mas o melhor é tu assistir um jogo...