sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Estádios do Mundo

Continuando com a série estádios espalhados pelo mundo. Para o torcedor do Boca Juniros não ficar irritado já que falamos do estádio do River Plate vamos falar da Bombonera.

La Bombonera (oficialmente Estádio Alberto J. Armando) é o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Sua capacidade total é de 57.400 espectadores, e o campo segue as medidas mínimas permitidas pela FIFA (105m x 68m). Seu apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. A principal razão para isso é o reduzido espaço que fora destinado à sua construção, iniciada em 1923. A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini - que lhe granjeou vários prêmios - foi a de criar três anéis de arquibancadas, de modo que quem assiste o jogo da terceira arquibancada tem de olhar para baixo se quiser assistir o jogo com clareza.

La Bombonera é conhecido também como caldeirão do Clube Atlético Boca Juniors, onde é considerado imbatível pelo retrospecto quase 100% farovável, principalmente se tratando de campeonatos internacionais e contra times brasileiros.
Apenas 7 clubes brasileiros conseguiram vencer o Boca Juniors em La Bombonera: Santos, Cruzeiro e Paysandu pela Taça Libertadores da América, o Corinthians em um amistoso em 1961 e o Grêmio em um amistoso nos anos 60, além do São Paulo de Telê Santana, que com um time misto venceu de virada por 3X2 em Torneio Internacional, jogo que ficou famoso pela utilização de uma toalha na cabeça pelo Mestre Telê, para fugir das cusparadas da torcida e Inter em 2008 por 2x1 valendo a vaga para as semi-finais da Copa Sul Americana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu